Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Essays on commodities and economic uncertainty”

A tese intitulada Essays on Commodities and Economic Uncertainty, de autoria de Victor Henrique Lana Pinto, orientado pelo Prof. Leonardo Bornacki de Mattos e coorientado pela Profa. Lorena Vieira Costa Lelis, foi defendida no dia 18 de setembro de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora, composta pelo Prof. Leonardo Bornacki de Mattos (UFV), Profa. Lorena Vieira Costa Lelis (UFV), Prof. Rodrigo da Silva Souza (UNILA), Prof. Douglas Marcos Ferreira (UFSJ) e Prof. Luccas Assis Attílio (UFOP), avaliou e deliberou pela aprovação da tese.

O estudo investigou as relações entre commodities e diferentes medidas de incerteza a partir de duas perspectivas, exploradas por meio de dois ensaios.

O primeiro ensaio, publicado na revista Agribusiness e disponível em https://doi.org/10.1002/agr.21943, aborda o efeito causal das exportações de commodities sobre as instituições de países desenvolvidos e em desenvolvimento. As principais conclusões enfatizam o impacto significativo das variações nas exportações de commodities na estrutura institucional de um país. Pesquisas anteriores demonstraram de forma consistente uma associação negativa entre dotação de recursos naturais e desenvolvimento institucional. Esta relação é reafirmada neste ensaio ao analisar as exportações de commodities, que dependem de recursos naturais para sua produção, e sua relação com a qualidade institucional. Além disso, por meio de um experimento natural, este estudo estabelece nexo causal, demonstrando que países que priorizam exportações baseadas em commodities testemunham declínio na eficácia institucional.

Já o segundo ensaio busca compreender se choques na política econômica do Brasil e do exterior (China, EUA e global) afetam as interações entre futuros de commodities agropecuárias (boi gordo e soja) e o mercado acionário brasileiro. Os resultados revelam influência positiva, embora mínima, da incerteza da política econômica, tanto doméstica quanto externa, sobre essas interações. Essa conclusão pode ser atribuída às características específicas do mercado de futuros de commodities no Brasil, especialmente seu volume e liquidez relativamente baixos. A incerteza da política econômica, doméstica e internacional, pode não impactar de maneira significativa essas interações, pois os investidores provavelmente não utilizam futuros de commodities como principal estratégia para proteger seus investimentos contra a volatilidade do mercado acionário.

De forma geral, ao esclarecer a relação entre commodities e incerteza, a tese oferece orientação para navegar pelas complexidades da economia global, informando decisões estratégicas para formuladores de políticas comerciais e aprimorando as práticas de gerenciamento de risco para investidores no Brasil.