Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Essays on Multidimensional Poverty and Gender in Brazil”.

A tese intitulada “Essays on Multidimensional Poverty and Gender in Brazil” de autoria da discente Andrezza Luiza Batista, orientada pela professora Lorena Vieira Costa Lelis e coorientada pelo professor Mateus de Carvalho Reis Neves, foi defendida no dia 23 de junho de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Lorena Vieira Costa Lelis (Presidente), Mateus de Carvalho Reis Neves (UFV), Leonardo Chaves Borges Cardoso (UFV), Ana Cecília de Almeida (UFV) e Danyelle Karine Santos Branco (FGV).

Esta tese se dedicou em estudar a pobreza multidimensional no Brasil com enfoque de gênero. Especificamente, considerou-se a pobreza como um fenômeno que afeta a vida das pessoas em vários aspectos além da renda, como educação, emprego e condições de vida. Além disso, considerou-se que a pobreza é impulsionada de forma diferente por homens e mulheres devido às diferenças sociais, econômicas e culturais de gênero.

Assim, o primeiro ensaio teve como objetivo analisar a pobreza multidimensional no Brasil com uma desagregação das disparidades de gênero, raça e regional. Os resultados encontrados neste capítulo indicam que as mulheres apresentam maior privação do que os homens, são a maioria das pessoas que vivem na pobreza e sofrem uma forma de pobreza mais intensa do que os homens. As mulheres negras e as que vivem no meio rural se encontram em situação ainda pior. Também foi possível observar que emprego e renda são as dimensões que mais impulsionam a pobreza multidimensional no Brasil e que as mulheres no Brasil têm dificuldade em transformar educação em renda.

O segundo ensaio, por sua vez, buscou analisar se a migração e os empregos não agrícolas podem ser vistos como saídas da pobreza multidimensional para os indivíduos do Brasil rural, também fazendo um enfoque de gênero. Os resultados deste artigo sugerem que a realização de atividades não agrícolas pode atuar como saída da pobreza no Brasil rural, reduzindo a privação, mas apenas para os homens, e que a migração é irrelevante para explicar as mudanças na privação.

Portanto, os resultados obtidos nessa tese trazem informações úteis para o direcionamento de políticas que visem a erradicação da pobreza no Brasil. A avaliação realizada possibilita a compreensão do processo em que a pobreza ocorre no Brasil, considerando sua multidimensionalidade, suas particularidades, suas diferenças por gênero e a importância relativa dos caminhos de saída da pobreza comumente mencionados para o meio rural. De acordo com nossos resultados, as políticas de alívio da pobreza no país devem ser feitas considerando que vários aspectos afetam a capacidade das pessoas de viver uma vida de qualidade.