Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Impacts of microeconomic uncertainty shocks on the aggregate economy: an analysis for Brazil”.

O estudante Angelo Salton defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada intitulada “Impacts of microeconomic uncertainty shocks on the aggregate economy: an analysis for Brazil”, no dia 26 de novembro de 2019. A pesquisa foi realizada pelo estudante no Departamento de Economia Rural (DER/UFV). A banca examinadora foi composta pelo orientador Wilson da Cruz Vieira (DER/UFV) e os professores Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV), Graziela Magalhães Cândido de Castro (DER/UFV), Luciano Ferreira Gabriel (DEE/UFV) e Regis Augusto Ely (PPGOM/UFPel).

A tese teve como objetivo avaliar o impacto de choques de incerteza de ordem microeconômica no Brasil através de um modelo de equilíbrio geral dinâmico estocástico (DSGE) com fricções financeiras. Estes choques se caracterizam pela dispersão das possibilidades de produção de um grande número de agentes empreendedores, que por sua vez interagem com o setor bancário para satisfazer suas necessidades de financiamento. Calibrando o modelo com dados trimestrais da economia brasileira de 2003 à 2018, os resultados apontam que custos de agência nessa relação impactam negativamente o crescimento econômico, a formação de capital e o bem-estar das famílias. Ainda, os resultados contribuem para orientar políticas públicas que minimizem as assimetrias de informação na intermediação entre firmas e instituições financeiras.

À frente (da esquerda para direita): Prof. Wilson da Cruz Vieira, Prof. Luciano Ferreira Gabriel, Prof.ª Graziella Magalhães Cândido de Castro, Angelo Salton e Prof. Leonardo Chaves Borges Cardoso. Ao fundo (webconferência): Prof. Regis Augusto Ely.