Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “The effects of human capital and private investment in technology on economic structure”.

A tese intitulada “The effects of human capital and private investment in technology on economic structure” de autoria do discente Deyvid William Leite, orientado pelo professor Leonardo Chaves Borges Cardoso, foi defendida no dia 04 de setembro de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Leonardo Chaves Borges Cardoso (Presidente), Lorena Vieira Costa Lelis (UFV), Héder Carlos de Oliveira (UFOP), Carlos Eduardo Iwai Drumond (UESC) e Dominik Hartmann (UFSC).

A tese investiga a estrutura econômica brasileira e como esta é afetada pelo capital humano e pelo investimento privado em tecnologia. Isso porque a estrutura econômica é considerada um indicador de crescimento e desempenho econômico. Buscando estabelecer o efeito causal do capital humano e do investimento privado em tecnologia sobre a estrutura econômica, dois artigos foram propostos.

O primeiro artigo examina o efeito do capital humano na estrutura econômica a nível microrregional. A estratégia de identificação se baseou em explorar uma variação exógena no capital humano. A variação exógena utilizada foi a expansão da rede federal brasileira de educação tecnológica e profissional. Essa expansão ocorreu a partir de 2005 através do estabelecimento de novas unidades da rede por todo território brasileiro. Os resultados sugeriram que a expansão da rede federal afetou diretamente o capital humano, que por sua vez apresentou uma influência positiva e significativa sobre a estrutura econômica.

O segundo artigo concentra-se no efeito do investimento privado em tecnologia na estrutura econômica a nível municipal. A estratégia de identificação deste estudo buscou usar a promulgação da Lei 11.196 de 2005, conhecida como “Lei do Bem”, como fonte de variação exógena no investimento privado em tecnologia. A variação no investimento privado em tecnologia se deve aos incentivos à pesquisa e desenvolvimento que a Lei do Bem oferece às empresas privadas. Os resultados indicaram que a promulgação da Lei do Bem teve um efeito direto sobre o investimento privado em tecnologia que, por sua vez, determinou a estrutura econômica.

Portanto, esta tese contribuiu para o debate sobre a relevância tanto do capital humano como do investimento privado em tecnologia na estrutura econômica, considerando que uma melhor estrutura econômica é um indicador do crescimento futuro da renda. Os resultados apontam para políticas de aumento do capital humano e do investimento em tecnologia, especialmente via expansão da rede federal de educação tecnológica e profissional e de incentivos à pesquisa e desenvolvimento privados.