Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “The preschool’s direct and indirect effects in Brazil”.

A tese intitulada “The preschool’s direct and indirect effects in Brazil” de autoria do discente Edi Flores Reyna, orientado pela professora Maria Micheliana da Costa Silva, foi defendida no dia 01 de fevereiro de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Maria Micheliana da Costa Silva (Presidente), Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa (IPEA), Solange Ledi Gonçalves (USP), Bladimir Carrilo Bermudez (UFPE) e Leonardo Santana Nunes Rosa (INSPER).

Esta tese buscou identificar como a frequência pré-escolar afeta as relações intradomiciliares nas famílias brasileiras. Para compreender os efeitos e os mecanismos que os geram, a pesquisa foi dividida em dois ensaios. Em ambos os ensaios foi explorado a reforma educacional proposta pela Emenda Constitucional N° 59 de 2009 e pela Resolução da CNE/CEB n° 2/2016. Esta reforma torna obrigatória a pré-escola para as crianças a partir de 4 anos de idade, considerando o dia e o mês de nascimento. Considerando isto, aplicou-se o método de regressão descontínua.

O primeiro ensaio teve como objetivo identificar se a frequência pré-escolar afeta a influência dos filhos nos processos decisórios das famílias, principalmente no consumo de produtos de interesse para eles. Os resultados mostram evidências que a pré-escola afeta a influência dos filhos nas decisões relativas à compra de itens de tecnologia. Estas evidências indicam que as crianças desempenham um papel ativo na tomada de decisões domésticas, reforçado pelo investimento em capital humano na primeira infância. Além disso, os resultados corroboram também que as crianças devem, de fato, ser consideradas na análise da demanda doméstica.

O segundo ensaio visa identificar os efeitos indiretos da pré-escola sobre as variáveis intradomiciliares relativas à oferta de trabalho materno fora de casa, ao trabalho doméstico e trabalho fora de casa do irmão mais velhos, e a demanda por educação para os irmãos mais velhos. Os resultados mostraram que ter uma criança frequentando a pré-escola aumenta a horas de trabalho semanais ofertadas pelas mães. Além disso, para os resultados dos filhos mais velhos, constatou-se que a pré-escola aumenta o trabalho doméstico deles em famílias de baixa renda. Um resultado um pouco inesperado, porém, permitiu identificar o efeito substituição entre o tempo da mãe e do irmão mais velho.

Portanto, ambos estudos mostram que a pré-escolar é um investimento com alta efetividade. Além dos efeitos sobre os beneficiários, a frequência pré-escolar de uma criança também gera efeitos dentro do domicílio. Esses efeitos podem ser observados na forma de negociação entre pais e filhos para decidir o consumo familiar ou na alocação de tempo dos membros. Dessa forma, a pré-escola pode ser um canal de investimento para políticas públicas direcionadas a mudanças do padrão de consumo dos indivíduos ou na distribuição de tarefas dentro do lar.