Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Three Essays on Irrigated Agriculture in Brazil”.

O estudante Gabriel Alves de Sampaio Morais defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada intitulada “Three Essays on Irrigated Agriculture in Brazil”, no dia 30 de outubro de 2019. As pesquisas realizadas pelo estudante durante o doutorado foram feitas no Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Sala de Acesso Restrito no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro e no Department of Agricultural Economics – Institute of Agriculture and Natural Resource (University of Nebraska, Lincoln, USA). A banca examinadora foi composta pelo seu orientador, o Professor Marcelo José Braga (DER/UFV); pela sua orientadora no exterior, a Professora Lilyan E. Fulginiti (University of Nebraska, Lincoln/USA); e os professores Felipe de Figueiredo Silva (Clemson University, USA), José Gustavo Feres (IPEA/EPGE-FGV) e João Eustáquio Ribeiro Veira Filho (IPEA/MAPA/UnB). A tese, que conta com três capítulos, buscou analisar os efeitos da irrigação sobre a eficiência técnica do produtor, além do efeito na expansão da oferta de grãos e demanda por fatores produtivos na Região Sudeste do Brasil. Por fim, o estudante calculou o valor-sombra (shadow-price) da adoção de irrigação no Brasil em termos de receita adicionada bruta.
No primeiro capítulo, analisou-se o efeito da adoção da tecnologia de irrigação sobre a eficiência técnica dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. A abordagem utilizada combinou a estrutura de Fronteira de Produção Estocástica, levando em conta o viés de seleção na adoção da irrigação (abordagem de Heckman) com a técnica de Balanceamento por Entropia. Os resultados mostraram que a irrigação contribui para o aumento da eficiência técnica dos produtores em 2,51 pontos percentuais, em média, em relação aos produtores de sequeiro, sendo este efeito maior para o grupo de grandes produtores.

No segundo capítulo, analisou-se o efeito da irrigação sobre a oferta de grãos e demanda por fatores produtivos na região Sudeste do Brasil. Além disso, foi verificado o efeito climático de curto prazo sobre as relações de oferta e demanda dos grãos analisados: café, arroz, soja, milho e feijão. Para tal, um sistema de equações de ofertas e demandas foi estimado utilizando-se a abordagem da Função de Lucro Restrita. Os resultados apontaram para um efeito positivo da irrigação sobre a oferta de grãos e demanda por trabalho no curto prazo. Além disso, a irrigação contribuiu para um aumento de 2,1% (cerca de US$ 83,45 milhões) na receita média gerada pelos grãos considerados.

No terceiro e último capítulo, objetivou-se obter uma medida do valor da adoção de irrigação em termos de receita bruta adicionada quando a terra é irrigada, relativa àquela não irrigada. A abordagem utilizada na pesquisa foi a da Função de Produção, no qual foi possível obter o shadow-price da adoção de irrigação. Os resultados mostraram que, partindo de um hectare não irrigado para um totalmente irrigado, a produção cresceria 64,8%. A receita bruta adicional em decorrência do uso de irrigação foi estimada em US$1.492,15/hectare, sendo o valor da adoção de irrigação para o Brasil estimado em US$ 2,96 bilhões.

Os resultados da tese do estudante trazem informações úteis ao delineamento de políticas voltadas ao desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil, como por exemplo, a necessidade de políticas voltadas aos pequenos produtores em relação ao fornecimento de serviços de assistência técnica especializada e de crédito rural, bem como aquelas voltadas à propriedade no que diz respeito à dotação de recursos hídricos e eletrificação rural. Além disso, os resultados podem fornecer informações úteis que podem auxiliar na formatação de políticas de cobrança de água usada na irrigação. Por fim, conclui-se que a tecnologia de irrigação tem um importante papel na elevação da eficiência técnica dos produtores, na expansão da oferta de produtos, na geração de emprego rural e na receita bruta adicionada ao setor agrícola brasileiro.

Da esquerda para direita: Prof. Marcelo José Braga (DER/UFV); Gabriel Alves de Sampaio Morais.