Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Work diversification and inequalities in Rural Brazil”.

A tese intitulada “Work Diversification and Inequalities in Rural Brazil”, de autoria do discente Cicero Augusto Silveira Braga, orientado pela professora Lorena Vieira Costa e coorientado pelo professor Mateus de Carvalho Reis Neves, foi defendida no dia 10 de agosto de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Lorena Vieira Costa (Presidente – UFV), Marcelo José Braga (UFV), Maria Micheliana da Costa Silva (UFV), Carlos Otávio de Freitas (UFRRJ) e Danyelle Karine Santos Branco (UFPE).

O trabalho teve como objetivo principal investigar como a diversificação do trabalho por indivíduos residentes em áreas rurais no Brasil afeta desigualdades neste meio. A tese é composta por dois artigos que, especificamente, analisaram: i) como o trabalho e a renda não agrícola impacta na desigualdade de renda nos domicílios rurais e; ii) se o trabalho off-farm altera a alocação de horas destinadas a atividades domésticas realizadas por homens e mulheres rurais. Para isso, utilizou-se dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) para o ano de 2019 no primeiro artigo e para o período de 2002 – 2015 no segundo.

Os resultados apontam a importância da diversificação do trabalho como estratégia de adaptação das famílias rurais brasileiras e como efetivo instrumento para alteração da alocação dos recursos intradomiciliares, reduzindo desigualdades. As evidências mostram que, de fato, as rendas (e os trabalhos) não agrícolas são responsáveis por aumentar a renda per capita domiciliar sobretudo para os domicílios mais pobres e estão associadas a uma distribuição de renda mais equitativa analisada pelo Índice de Gini e curva de Lorenz, além de aumentar a probabilidade destes trabalhadores e trabalhadoras estarem em classes sociais mais elevadas. Ainda, estabeleceu-se efeitos causais através de variáveis instrumentais para observar as discrepâncias de gênero. Os resultados apontam que, quando as mulheres e homens se engajam em atividades fora do estabelecimento (trabalho off-farm), o trabalho doméstico não remunerado tende a ser melhor alocado nos domicílios, reduzindo disparidades entre homens e mulheres.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da tese, que ocorreu via plataforma Google Meet.