Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Credit Unions and Competition in the Brazilian Financial Intermediation System”.

A tese intitulada “Credit Unions and Competition in the Brazilian Financial Intermediation System”, de autoria do discente Marcelo Henrique Shinkoda Santos, orientado pelo professor Marcelo José Braga e coorientado pela professora Valéria Gama Fully Bressan, foi defendida no dia 29 de julho de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Marcelo José Braga (Presidente – UFV), Valéria Gama Fully Bressan (UFMG), Davi Rogério de Moura Costa (USP), Paulo Furquim de Azevedo (INSPER) e Sérgio Aquino de Souza (UFC).

O trabalho teve como objetivo principal investigar a dinâmica competitiva das cooperativas de crédito na intermediação financeira brasileira. Nos quatro artigos que compõe a tese, especificamente, buscou-se: ampliar a teoria Upward Pricing Pressure para uma teoria que permita avaliar, em um mesmo mercado relevante, instituições com diferentes funções objetivo; avaliar a dinâmica das cooperativas de crédito no processo de inclusão ou exclusão financeira, comparando as com a dinâmica dos bancos tradicionais; identificar o grau de maturidade das cooperativas de crédito a partir dos processos de incorporações ocorridos entre 2008 e 2020; e verificar se as cooperativas de crédito individualmente competem com as agências bancárias por insumos nos locais em que elas coexistem.

Os resultados indicam que, das instituições de cunho privado, somente as cooperativas de crédito não estão associadas à exclusão financeira em tempos adversos (tais como a COVID-19). Essa relação está associada ao nível de maturidade das cooperativas de crédito que competem com as agências bancárias por insumo, mesmo diante de estratégias de dissuasão adotadas por estas últimas. Assim, conclui-se que as cooperativas de crédito se tornaram mais competitivas entre 2008 e 2020, período de análise desta tese, e que, sem perder o espírito cooperativo, tem se destacado no mercado de intermediação financeira.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da tese, que ocorreu via plataforma Google Meet.