Externalidades do Programa Bolsa Família sobre a incidência da violência doméstica contra as mulheres no Brasil é Tema de Dissertação do programa de Economia Aplicada.

A violência contra as mulheres implica em custos diretos e indiretos ao indivíduo, à família e à sociedade. No Brasil, dados revelam que 34% das mulheres declaram sofrer algum tipo de violência do parceiro com o qual elas vivem. Entretanto, pouco se sabe a respeito de como políticas públicas são capazes de influenciar tal fenômeno. O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública capaz de elevar a renda da mulher e da família. Desse modo, procurou-se analisar como o benefício do PBF é capaz de impactar a violência contra as mulheres no âmbito doméstico. Os resultados encontrados indicam que o PBF possui efeito de aumentar a violência doméstica contra a mulher cometida pelo cônjuge ou ex-cônjuge, atingindo principalmente as famílias com elevado grau de vulnerabilidade econômica. Uma vez que o principal objetivo do PBF consiste em eliminar o ciclo intergeracional da pobreza, o presente estudo encontrou que isto pode não estar sendo alcançado, implicando em negativas consequências para o desenvolvimento econômico do país, dado o efeito prejudicial de tal fenômeno sobre a formação de capital humano dos indivíduos inseridos em tais ambientes. Ademais, reconhece-se que não apenas o PBF é capaz de alterar a violência doméstica, existindo outros fatores socioeconômicos capazes de influenciar tal fenômeno. Desse modo, mulheres jovens beneficiárias do PBF, com baixa escolaridade, e pertencentes a famílias com maior número de filhos do sexo feminino são as que os formulares de políticas públicas devem direcionar maior atenção. Uma sugestão para a política pública seria a expansão da condicionalidade da saúde à mulher beneficiária, de modo a realizar o acompanhamento de saúde da mesma, com o intuito de combater tal fenômeno.

A dissertação “Impacto das transferências do Programa Bolsa Família sobre a incidência de violência doméstica contra a mulher”, de autoria do estudante Gustavo Carvalho Moreira e orientada pelo professor Leonardo Bornacki de Mattos, foi defendida dia 06 de fevereiro de 2014 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da UFV.(Public. em 07/02/2014)

Fonte: Gustavo Carvalho Moreira