Informativo

Mudanças climáticas afetam a migração rural-urbana nos municípios do Semiárido brasileiro e terão influência sobre o aumento deste tipo de fluxo migratório até 2065.

A pesquisa desenvolvida na dissertação de mestrado em Economia Aplicada da estudante Linda Márcia Mendes Delazeri, defendida e aprovada em 25 de fevereiro de 2015, buscou analisar se os fatores climáticos, tais como temperatura e precipitação, contribuíram para a migração rural-urbana nos municípios do Semiárido brasileiro entre 1991 e 2010. O estudo intitulado “Mudanças climáticas e migração rural-urbana no Semiárido brasileiro”, elaborado sob orientação do Professor Dênis Antônio da Cunha, justificou-se pelo fato de que a região Semiárida do Brasil será uma das mais afetadas pelas mudanças no clima, devido à já existente irregularidade no regime pluviométrico, às elevadas temperaturas e aos fatores intrínsecos à região, tais como vulnerabilidade socioeconômica, dependência dos pequenos agricultores ao período e à quantidade de precipitação e limitações para lidar com os choques ambientais. A redução da precipitação e o aumento da temperatura poderão ter consequências sobre a produção de alimentos, o que poderá gerar insegurança alimentar em função da queda na produção da agricultura de subsistência, além de tornar as diferenças sociais mais acentuadas, afetando principalmente a parcela da população mais pobre.

O estudo confirmou a expectativa de que os direcionadores climáticos do processo migratório são preponderantes para que a migração entre as áreas rurais e urbanas aconteça. Adicionalmente, o estudo elaborou previsões a respeito das migrações rural-urbanas motivadas por variações na temperatura e na precipitação sob diferentes cenários de mudanças climáticas e os resultados apontaram que haverá aumento da migração rural-urbana na região Semiárida até 2065. De forma geral, os resultados encontrados pelo estudo reforçam a necessidade de formulação de políticas públicas de combate à migração por razões climáticas.

Fonte: Linda Márcia Mendes Delazeri


Endereço

Curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 105
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3612-4314 (Secretaria)
E-mail: ppgea@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados