Mudanças climáticas afetam a migração rural-urbana nos municípios do Semiárido brasileiro e terão influência sobre o aumento deste tipo de fluxo migratório até 2065.

A pesquisa desenvolvida na dissertação de mestrado em Economia Aplicada da estudante Linda Márcia Mendes Delazeri, defendida e aprovada em 25 de fevereiro de 2015, buscou analisar se os fatores climáticos, tais como temperatura e precipitação, contribuíram para a migração rural-urbana nos municípios do Semiárido brasileiro entre 1991 e 2010. O estudo intitulado “Mudanças climáticas e migração rural-urbana no Semiárido brasileiro”, elaborado sob orientação do Professor Dênis Antônio da Cunha, justificou-se pelo fato de que a região Semiárida do Brasil será uma das mais afetadas pelas mudanças no clima, devido à já existente irregularidade no regime pluviométrico, às elevadas temperaturas e aos fatores intrínsecos à região, tais como vulnerabilidade socioeconômica, dependência dos pequenos agricultores ao período e à quantidade de precipitação e limitações para lidar com os choques ambientais. A redução da precipitação e o aumento da temperatura poderão ter consequências sobre a produção de alimentos, o que poderá gerar insegurança alimentar em função da queda na produção da agricultura de subsistência, além de tornar as diferenças sociais mais acentuadas, afetando principalmente a parcela da população mais pobre.

O estudo confirmou a expectativa de que os direcionadores climáticos do processo migratório são preponderantes para que a migração entre as áreas rurais e urbanas aconteça. Adicionalmente, o estudo elaborou previsões a respeito das migrações rural-urbanas motivadas por variações na temperatura e na precipitação sob diferentes cenários de mudanças climáticas e os resultados apontaram que haverá aumento da migração rural-urbana na região Semiárida até 2065. De forma geral, os resultados encontrados pelo estudo reforçam a necessidade de formulação de políticas públicas de combate à migração por razões climáticas.

Fonte: Linda Márcia Mendes Delazeri