Professora e doutorandos do PPG Economia Aplicada recebem Premiação no EnAnpad 2024

A ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – confere o Prêmio de Melhor Trabalho da Divisão APB – Administração Pública no XLVIII Encontro da ANPAD a Felipe Nathan Ferreira dos Santos (Doutorando do PPGEA/UFV), Laís de Sousa Abreu Soares (Doutoranda do PPGEA/UFV) e Maria Micheliana da Costa Silva (Professora do Departamento de Economia Rural) pelo trabalho ” EFEITO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ACESSO ÀS BOLSAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR”. O evento ocorreu nos dias 16 a 18 de set de 2024 em Florianópolis (SC) e contou com 2.144 trabalhos submetidos, sendo aprovados 1.169 para apresentação.

Resumo do trabalho: Este estudo teve como objetivo analisar como as características socioeconômicas e a modalidade de ingresso (ampla concorrência ou ações afirmativas) afetam o acesso dos estudantes às oportunidades acadêmicas, com ênfase nas bolsas acadêmicas. Utilizando microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2019, conduzimos análises econométricas agregadas por meio do Logit e segmentadas por categoria de bolsa acadêmica usando o Logit multinomial. Nossos resultados mostram uma distribuição desigual das bolsas acadêmicas a favor dos cotistas, mas influenciada por fatores socioeconômicos. As conclusões deste estudo contribuem para a compreensão da eficácia das políticas de ações afirmativas no contexto das oportunidades acadêmicas, fornecendo insights para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas e equitativas no ensino superior brasileiro.