Professores do Departamento de Economia Rural da UFV são destaque em artigo sobre Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF)

O trabalho intitulado “Produção Acadêmica Sobre Pesquisas de Orçamentos Familiares na Administração”, evidenciou que quatro docentes do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa estão dentre os doze (12) autores com maior número de publicações sobre Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) em Ciências Sociais Aplicadas no país. São eles: Alexandre Bragança Coelho (Lattes), Lorena Vieira Costa (Lattes), Marcelo José Braga (Lattes) e Viviani Silva Lírio (Lattes). Além disso, o trabalho “Food demand in Brazil: an application of Shonkwiler & Yen Two-Step estimation method”,publicado na Revista “Estudos Econômicos” em 2010 e que tem como primeiro autor o professor do DER Alexandre Bragança Coelho, se destacou entre as Obras mais citadas sobre POF nas Ciências Sociais Aplicadas.

O referido artigo, de autoria de José Vitor Palhares, Maria das Graças de Oliveira e Luciano Augusto Vega Pires, publicado pela Revista FACES Journal, da FUMEC/FACE na edição janeiro-março de 2019, teve como objetivo apresentar um panorama da produção científica brasileira que utiliza as POF como base de dados nos artigos publicados na área das Ciências Sociais Aplicadas, em especial na Administração. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliométrica como método de revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) no período de 2003 a 2017, utilizando as seguintes categorias de análise: evolução histórica do número de publicações e os periódicos que mais publicaram sobre a temática, distribuição dos artigos por número de autores e autores com maior número de publicação, instituições das quais esses autores são filiados, as palavras-chave que mais se destacam, identificação dos artigos mais citados e os principais autores e obras referenciados em Pesquisa de Orçamentos Familiares nas Ciências Sociais Aplicadas.

Confira abaixo a tabela 3 do  artigo, que apresenta os autores com maior número de publicações sobre POF e as respectivas instituições às quais esses autores estão vinculados.

Fonte: Palhares, J. V., de Oliveira, M. D. G., & Pires, L. A. V. (2019).

Para conferir o artigo na íntegra acesse aqui.

REFERÊNCIA:

Palhares, J. V., de Oliveira, M. D. G., & Pires, L. A. V. (2019). PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PESQUISAS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NA ADMINISTRAÇÃO. Revista de Administração FACES Journal18(1).