Tese de estudante do PPGEA analisa como as despesas do governo e a carga tributária podem ser utilizadas para promover maior crescimento econômico e reduzir a desigualdade de renda no Brasil

20171121_154029 (1)

A tese de doutorado em Economia Aplicada, de autoria do estudante Walberti Saith, escrita sob a orientação do Prof. Leonardo Bornacki de Mattos, teve como objetivo analisar como as despesas do governo e a carga tributária podem ser utilizadas para promover maior crescimento econômico e reduzir a desigualdade de renda no Brasil. O trabalho mostrou que há um limite no qual a política fiscal pode reduzir a desigualdade e aumentar o crescimento econômico. Especificamente, evidenciou-se que o crescimento econômico será maximizado quando a carga tributária corresponder a 23% do PIB, enquanto a desigualdade de renda será minimizada quando a carga tributária representar 19% do PIB. Ao ultrapassar esses limites, a política fiscal teria efeito contrário, ou seja, reduziria o crescimento econômico e elevaria a desigualdade de renda.