Defesa - Tese - Guilherme Travassos

O estudante Guilherme Fonseca Travassos defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada, intitulada “Two essays on consumer economics and population aging in Brazil”, no dia 14/03/2018. A banca foi composta pelos seguintes membros: Alexandre Bragança Coelho (orientador), Mary Paula Arends-Kuenning (University of Illinois at Urbana-Champaign), Alexandre Rodrigues Loures (UFV), Bladimir Carrilho Bermudez (UFV) e Leonardo Chaves Borges Cardoso (UFV). A tese foi composta por dois ensaios: o primeiro analisou o nível de bem-estar dos idosos no Brasil utilizando um modelo de consumo coletivo. Os principais resultados indicaram que escalas usuais de pobreza geralmente subestimam a pobreza entre idosas em casais e superestima a pobreza entre idosos homens em casais. No caso das viúvas e dos viúvos, na maioria dos períodos, há subestimação das taxas de pobreza. Finalmente, a queda no bem-estar material após a morte da esposa é bastante substancial para os idosos homens e o oposto foi observado para as idosas. Já o segundo ensaio compara os padrões de gastos de consumo e a demanda dos domicílios em que o idoso ou o adulto não-idoso são os responsáveis, levando em consideração os fatores socioeconômicos associados ao comportamento do consumidor. Os resultados sugerem que os domicílios brasileiros chefiados por idosos e adultos não idosos têm diferentes padrões de consumo e que variáveis ​demográficas, principalmente gênero, nível educacional e transferências governamentais, influenciam a demanda pela maioria dos bens em famílias chefiadas por idosos no Brasil. Juntos, os dois ensaios contribuem para uma melhor compreensão sobre o padrão do consumo, a demanda dos consumidores e o bem-estar dos idosos no Brasil.