Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa os Determinantes da Violência Doméstica no Brasil

19807981_1600999643246476_1894347196_oA dissertação intitulada “Os Determinantes da Violência Doméstica no Brasil” do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada, escrita pela estudante Jayne Cecília Martins, foi defendida no dia 05 de julho de 2017. A pesquisa foi orientada pelo professor Evandro Camargos Teixeira, tendo como banca examinadora as professoras Cristiana Tristão Rodrigues (DEE/UFV) e Elaine Aparecida Fernandes (DEE/UFV).

O objetivo da dissertação foi analisar os determinantes da violência doméstica contra a mulher no Brasil em 2009, a partir das características individuais e do ambiente social no qual a mesma está inserida. Para tal, utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise da probabilidade de vitimização foi realizada através do modelo Logit Hierárquico em dois níveis, dada a pressuposição de que existe hierarquia nas informações. Com relação ao primeiro nível, os resultados apontam que a existência de filhos, o estado civil e a escolaridade das mulheres, assim como o nível de renda e emprego dos cônjuges foram as características que mais se relacionam com a probabilidade de vitimização. Com relação ao nível agregado, constatou-se que a presença de mecanismos de proteção às mulheres gera elevação nas denúncias da violência.