Tese do programa de Economia Aplicada discute os efeitos dos investimentos em infraestrutura econômica e social no crescimento econômico brasileiro.

A tese “Efeitos da Infraestrutura Econômica e Social no Crescimento da Economia Brasileira – 1985 a 2012”, de autoria do estudante Sérgio Magno Mendes, orientado pelo Professor Erly Cardoso Teixeira, foi defendida no dia 17 de dezembro de 2014 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Desmembrando os gastos do governo em infraestrutura econômica (ou produtiva – rodovias, energia etc.) e social (saúde, educação etc.), a tese teve por objetivo determinar os efeitos destes tipos de investimentos na economia brasileira de 1985 a 2012. Desenvolvendo um modelo teórico para analisar os efeitos da infraestrutura social no crescimento econômico, os resultados mostraram que o produto (renda) per capita aumenta se a produto marginal do trabalho for maior que a parcela do gasto público em infraestrutura social. Caso contrário, o produto (renda) per capita reduzirá. Como a tese utiliza o modelo de crescimento econômico dinâmico, é possível verificar as trajetórias convergentes de equilíbrio de longo prazo. Dados da economia brasileira mostraram efeito positivo dos investimentos em infraestrutura social no crescimento do produto (renda) per capita, já que o produto marginal do trabalho é maior que a parcela dos gastos públicos em infraestrutura social. Porém, realizaram-se alguns experimentos aumentando em 5% o valor da parcela do gasto público em infraestrutura social, gasto do governo e parcela da renda do capital. Os resultados mostraram que o efeito no produto (renda) per capita é positivo em todos os casos, porém somente no caso de aumento da parcela do gasto público em infraestrutura social o efeito foi menos que proporcional. Neste caso, os resultados podem estar indicando que o aumento do gasto público em infraestrutura social, mesmo afetando positivamente o produto (renda), para o Brasil este pode estar atingindo seu limite máximo.

Fonte: Sérgio Magno Mendes