Teses do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada resultam em publicações internacionais

Egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada publicaram recentemente artigos em revistas internacionais especializadas em sustentabilidade e economia agrícola. As duas teses de doutorado que deram origem aos artigos analisaram questões relacionadas ao uso da terra na região Amazônica. As pesquisas contaram com financiamento por meio de programa conjunto entre a Capes e a Embrapa Amazônia Oriental.

O primeiro artigo, intitulado “Farm size and land use efficiency in the Brazilian Amazon” (clique aqui para acessar: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0264837719311123), foi publicado no periódico Land Use Policy e é oriundo da tese de Marcelo Dias Paes Ferreira, atualmente professor dos programas de pós-graduação em Agronegócio e Economia da Universidade Federal de Goiás, escrita sob orientação de José Gustavo Féres (IPEA e PPGEA/UFV). Os resultados da pesquisa indicam que a terra agrícola vem sendo usada de forma ineficiente na Amazônia Legal Brasileira, de modo que a produção agrícola atual poderia ser realizada usando menos terra. Ademais, as estimativas estão alinhadas com os resultados anteriores que encontraram uma relação negativa entre o tamanho da fazenda e a eficiência no uso da terra. Nesse sentido, os resultados sugerem que há muito espaço para a intensificação do uso da terra, o que permitiria a expansão agrícola sem maiores pressões de desmatamento.

O segundo artigo, intitulado “Forest regeneration in the Brazilian Amazon: Public policies and economic conditions” (clique aqui para acessar: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0959652620324719), foi publicado no periódico Journal of Cleaner Production. O artigo é resultante da tese de doutorado de Márcio Balduíno Saraiva, atualmente professor e coordenador do curso de Administração da Faculdade de Viçosa, que foi orientado pelo professor Dênis Antônio da Cunha (PPGEA/DER/UFV). O artigo também tem como autores pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, da Universidade do Estado de Mato Grosso, da Embrapa Amazônia Oriental e do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV. Como principal resultado do trabalho, está a constatação de que as políticas que reduziram o desmatamento primário no bioma Amazônico também estão relacionadas a um aumento na área de florestas secundárias. Assim, redução de crédito rural e aplicação de multas ambientais tem favorecido a regeneração de florestas secundárias.