Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada é publicado em periódico internacional

O trabalho intitulado “The end of Brazilian big inflation: lessons to monetary policy from a standard New Keynesian model” de autoria de Luckas Sabioni Lopes, Marcelle Chauvet e João Eustáquio de Lima foi publicado no periódico Empirical Economics (2018). O artigo analisa a estabilização econômica no Brasil no contexto de um Modelo Novo Keynesiano estimado com técnicas Bayesianas. O conjunto de dados cobre o período de 1975 a 2012. A metodologia é baseada em testes para múltiplas quebras estruturais em datas desconhecidas, além de exercícios contrafactuais. Os resultados mostram que a inflação e a volatilidade do produto apresentam um padrão em forma de U invertido, com pico no período 1985-1994. Alterações na condução da política monetária e choques mais suaves responderam pela redução da volatilidade inflacionária (cerca de 50% cada, em algumas especificações). No entanto, algumas hipóteses assumidas indicaram que um declínio acentuado na inclinação da curva de Phillips também foi importante para controlar a inflação.
No que diz respeito ao produto, a única explicação para a queda da sua volatilidade pareceu ser a ocorrência de choques mais suaves. Portanto, concluímos que a combinação das hipóteses “boa sorte” e “boa política” resultou no período atual de maior estabilidade no país.

Acesso ao trabalho completo em: https://poseconomiaaplicada.ufv.br/?page_id=2206